Movimento expõe empresas do Brasil que financiam, via anúncios, sites de extrema direita e notícias falsas

Inspirada em modelo dos EUA, versão brasileira da conta Sleeping Giants alerta companhias sobre publicidade em páginas que ajudam a propagar a desinformação.

Dentre as empresas envolvidas estão Banco do Brasil, Dell, O Boticário, Submarino e Telecine. Essas retiram a propaganda, mas o Banco do Brasil voltou atrás, após intervenção de Carlos Bolsonaro.

Nesta quarta, o Submarino afirmou ter bloqueado anúncios no Jornal da Cidade Online e estar tomando providências para barrar sites semelhantes. “Caso vejam mais outro caso, podem me mandar, tá? Obrigado por avisarem!”, postou o perfil da empresa.

O Banco do Brasil também comunicou a retirada de propagandas do site, repudiando a divulgação de fake news, o que gerou reação do vereador Carlos Bolsonaro. O filho do presidente criticou a decisão da entidade e saiu em defesa do Jornal da Cidade Online. “Marketing do Banco do Brasil pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas”.

Após reclamação de Carlos Bolsonaro, Banco do Brasil volta atrás e mantém publicidade em site de fake news.

Leia mais:

//brasil.elpais.com/brasil/2020-05-20/movimento-expoe-empresas-do-brasil-que-financiam-via-publicidade-sites-de-extrema-direita-e-que-propagam-noticias-falsas.html#?sma=newsletter_brasil_diaria20200521

Deixe um comentário