Criminosos conseguiram criptografar totalmente a base de dados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entre segunda e terça-feira desta semana (02-03), deixando a instituição às escuras. Hoje (05), técnicos do STJ encontraram um pedido de resgate com um contato dos hackers para negociação. As informações são do Bastidor.
A mensagem é vaga, mas dá todos os indicativos de que se trata de um ransomware, quando hackers sequestram importantes bases de dados e em seguida pedem grandes somas de dinheiro, normalmente a serem pagas em Bitcoin, para devolver o acesso à vítima.
O ataque hacker realizado na última terça-feira ao sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ) bloqueou a base de dados dos processos em andamento no tribunal e paralisou totalmente os trabalhos até a próxima semana. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso e destacou peritos em informática para trabalhar no assunto. Outros dois sistemas oficiais foram atingidos nesta quinta-feira: do Ministério da Saúde e da Secretaria de Economia do Distrito Federal. Sistemas do SUS nos estados também apresentaram problemas nesta quinta-feira. Não se sabe ainda se há relação com o ataque ao STJ. O ataque ao sistema do STJ levou o TSE a reforçar segurança para as eleições.
Leia mais:
//www.tecmundo.com.br/amp/seguranca/206312-ransomware-hackers-cobram-resgate-base-dados-stj.htm