Cartunista de desenho polêmico de Serena nega ofensa racial: “Nada a ver com raça”

Mark Knight, do “Herald Sun”, foi criticado nas redes sociais por ilustração e conta que mulher e filhos sofreram ameaças na internet: “É louco como isso acontece”

Uma charge polêmica foi publicada no tablóide australiano “Herald Sun” nesta segunda-feira e viralizou pela enxurrada de críticas nas redes sociais. Os internautas acusaram o chargista Mark Night de racismo pelos traços e comportamento exagerados de Serena Williams no desenho que retrata a final feminina do US Open. As postagens ainda ressaltavam que a japonesa Naomi Osaka, algoz da americana, foi desenhada como “branca e loira”.

O artista por trás do desenho defendeu sua representação do colapso da Williams no Aberto dos Estados Unidos e disse que não tinha nada a ver com raça. Mark Night afirmou em uma entrevista nesta segunda que sua ilustração foi uma “representação fiel” da partida final do torneio.

– Não há nada impreciso no desenho, mas eu sinto muito se foi levado para as mídias sociais e distorcido dessa forma. A ilustração é sobre Serena, sobre seu compartamento pobre. Não tem nada a ver com raça – falou Knight.

A autora J. K. Rowling, célebre pelos livros do bruxo Harry Potter, criticou a imagem, assim como muitos membros da mídia nos Estados Unidos:

– As pessoas disseram que sou racista porque desenhei a Serena como uma mulher afroamericana. Eu a desenhei como uma figura poderosa, algo que ela é, ela é muito forte fisicamente. Eles dizem que sou racista porque desenhei a Naomi Osaka no fundo com cabelos loiros. Bem, ela realmente tingiu seus cabelos de loiro – comentou.

J.K. Rowling

@jk_rowling

Well done on reducing one of the greatest sportswomen alive to racist and sexist tropes and turning a second great sportswoman into a faceless prop. https://t.co/YOxVMuTXEC 

 

Knight disse ainda que seu telefone não parou o dia todo por conta das críticas. Ele contou ainda que sua mulher e seus filhos sofreram ameaças em suas páginas no Instagram como resultado do desenho.

– É louco como isso acontece. É pego pela rede social e vira uma tempestade, depois um tornado de falsas acusações e coisas loucas que não estão nem lá.

Knight defendeu seu trabalho e disse ainda que há exemplos prévios dele retratando Williams de forma mais favorável.

Neste sábado, a ex-número 1 do mundo foi penalizada três vezes pelo árbitro Carlos Ramos durante a decisão do último Grand Slam do ano. Ela ainda foi multada em quase R$ 70 mil pelas infrações às regras do tênis. Serena foi advertida por receber instruções do técnico, quebrar a raquete e, então, acusar o juiz de “ladrão” em discussão com o árbitro.

Fonte: GloboEsporte

Deixe um comentário