Trump pediu a Comey para encerrar investigação sobre ligação de ex-assessor com a Rússia, revela New York Times

As peraltices do signatário maior do Império estarão vindo à tona?

O presidente americano Donald Trump pediu ao ex-diretor do FBI, James Comey, para encerrar uma investigação sobre a suposta ligação de Michael Flynn, ex-assessor de Segurança Nacional, com a Rússia, segundo reportagem do jornal “New York Times” publicada nesta terça-feira (16). Comey foi demitido por Trump na semana passada.

O pedido teria sido feito em uma reunião no Salão Oval da Casa Branca em fevereiro, um dia após a renúncia de Flynn. O “NYT” tem como base um memorando escrito por Comey após a reunião que foi visto por duas fontes do jornal.

“Eu espero que você possa deixar isso para lá”, disse Trump a Comey, segundo as fontes. O memorando faz parte de uma documentação criada por Comey sobre esforços vindos do presidente para influenciar a investigação em curso, ainda segundo o jornal.

Um funcionário da Casa Branca emitiu um comunicado, segundo a rede CNN, dizendo que Trump nunca pediu para encerrar qualquer investigação. “O presidente nunca pediu ao senhor Comey ou qualquer outra pessoa para encerrar qualquer investigação, incluindo qualquer investigação envolvendo o general Flynn”, diz o comunicado.

A existência do pedido de Trump, segundo afirma o “NYT”, “é a evidência mais clara de que o presidente tentou influenciar diretamente a investigação do Departamento de Justiça e do FBI sobre ligações entre assessores de Trump e a Rússia”.

Fontes:

G1

NYT

Deixe um comentário