Homem é preso por tomar café com mulher

Um homem egípcio foi preso e acusado de desrespeitar as leis do reino saudita e de estar exercendo uma função reservada a cidadãos, isto depois do compartilhamento de um vídeo mostrando-o ao lado de uma mulher saudita, que era sua colega de trabalho, tomando o café da manhã.

Na Arábia Saudita, as mulheres não podem fazer refeições com um homem que não pertença à sua família. Restaurantes, cafés e pastelarias dividem as salas entre homens solteiros e famílias, sendo que uma mulher sozinha raramente pode se sentar em um destes espaços, explica o Expresso.

Desta forma, o indivíduo acabou sendo detido por representantes do Ministério do Trabalho e do Desenvolvimento Social em um hotel em Meca, supostamente seu local de trabalho. O egípcio é agora acusado de “cometer várias violações da lei e de exercer uma profissão reservada a sauditas“, adianta a Reuters.

As redes sociais se dividiram, especialmente no Twitter. Se tem quem brincou com a situação, destacando a “enorme gravidade” de se fazer uma refeição com um colega de trabalho, outros criticaram os “erros frágeis” dos homens sauditas que não conseguem aguentar o fato de uma mulher estar ao lado de outro homem.

Ainda assim, há também quem defenda a decisão das autoridades do país, referindo que uma mulher saudita que trabalha ao lado de um homem estrangeiro é uma clara violação dos valores e das tradições do reino.

Nos últimos tempos, a Arábia Saudita fez alguns progressos, ter passado a permitir que as mulheres dirigissem, frequentassem o cinema e os estádios de futebol. No entanto, o país continua sendo um dos mais restritivos no que diz respeito aos direitos da mulher.

As mulheres continuam a não poder abrir uma conta bancária, por exemplo, e o divórcio só é consentido a uma mulher com a permissão do marido.

Fonte: Ciberia // ZAP

Deixe um comentário