Brasil disponibiliza apenas a metade dos exames de covid-19 que prometeu e não tem ideia de quantas pessoas foram testadas

El País – Realização de diagnósticos em massa é citada pela OMS como essencial para planejar as ações de combate ao vírus e para saber quando é seguro relaxar o isolamento social. Governo admite que não sabe quando será a desaceleração do contágio.

Com 13.993 mortes e 202.918 casos confirmados de covid-19 até esta quinta-feira, o Brasil segue uma curva ascendente de transmissão do novo coronavírus sem ainda ter conseguido resolver o gargalo de testagem que enfrenta desde o início da epidemia.

Embora tenha anunciado esforços para ampliar o número de testes disponíveis, o país só conseguiu distribuir até agora menos da metade (8,1 milhões) dos 17 milhões de exames que planeja entregar até o final de maio. E não sabe, sequer, qual o total de testes já realizados até hoje na população, já que não conseguiu, até agora, somar aos dados que compila (só com laboratórios públicos) os exames realizados na rede privada —apenas os resultados positivos feitos nos locais particulares entram no boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde.

Leia mais:

//brasil.elpais.com/brasil/2020-05-15/brasil-distribui-a-metade-dos-testes-de-covid-19-que-prometeu-e-nao-tem-ideia-de-quantos-deles-foram-feitos.html

Deixe um comentário